Início >> Autor >> Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe

Valter Hugo Mãe é um dos mais prestigiados autores portugueses da atualidade. A sua obra é editada em diversos países, com destaque para o Brasil, Alemanha, Espanha e França. Já publicou seis romances, além de poemas e crônicas. Agraciado com os prêmios José Saramago (2007), Portugal Telecom de melhor romance e Grande Prêmio Portugal Telecom (2012), o autor recebeu elogios de José Saramago, ganhador do único prêmio Nobel da língua portuguesa, que o definiu como um “tsunami estilístico”.

0
Ainda sem votos

Eis um poderoso mosaico impregnado de lirismo que Valter Hugo Mãe logrou com sua arrojada e harmoniosa escritura. Regalou-nos uma potente memória que se fez nossa. E, enquanto pautava feitos biográficos, desfiou o mistério da criação com a voz profética e imaterial do verbo. Ofertou-nos uma arte que o projeta para a grandeza literária." (Prefácio de Nélida Piñon)

4.333335
Média: 4.33 (6 votos)

O filho de mil homens narra a história do pescador Crisóstomo, “um homem que chegou aos quarenta anos e assumiu a tristeza de não ter tido um filho”. Com vontade imensa de ser pai, o protagonista conhece o órfão Camilo, que um dia aparece em sua traineira. Ao redor dos dois, outros personagens testemunham a invenção e construção de uma família em vinte capítulos, escritos com rara delicadeza. Mãe, ao falar de uma aldeia rural e dos sonhos anulados de quem vive nela, atravessa temas como solidão, preconceitos, vontades reprimidas, amor e compaixão.

Trecho: