Início >> Livros >> O enigma de Qaf

O enigma de Qaf

Livro
37
Avaliação: 
2
Média: 2.00 (3 votos)
Data do debate: 
quinta-feira, 9 de Maio de 2019 - 19:00
Número de páginas: 
272
Ano da primeira publicação: 
2004

O enigma de Qaf é um romance de aventura, saga de um poeta-herói em busca de um poema, “Qafiya al-Qaf”, o oitavo poema suspenso. Construída a partir de três linhas narrativas — a história do protagonista, as narrativas secundárias, quase um duplo da primária, e as lendas de heróis árabes —, a trama reconstitui (ou inventa) o universo mágico de toda a mitologia pré-islâmica, no mesmo passo que recupera em português a vocação poética da língua árabe.

Alberto Mussa é um dos mais importantes escritores brasileiros. Este livro projetou o autor nacionalmente, em 2004, e foi rapidamente traduzido para vários idiomas. Foi eleito pelo jornal O Globo o melhor romance do ano e conquistou dois importantes prêmios: o APCA (Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo) e o Casa de Las Americas 2005, eleito o melhor na categoria Literatura Brasileira por unanimidade do júri.
 
Esta nova edição tem prefácio da professora emérita da USP, Walnice Nogueira Galvão, uma leitura acadêmica, que oferece informações valiosas ao leitor curioso. O texto de Alberto Mussa, sempre entremeado de elementos não ficcionais, desperta esse interesse. Um pós-escrito do autor, quase uma novela de formação, conta como ele escreveu este livro e, principalmente, como começou a utilizar métodos criados a partir das dificuldades que as histórias lhe ofereceram, construindo Qaf como um mosaico comovente e intrigante. Acréscimos necessários a quem já conhece a obra e que devem ser desfrutados por todos os que tiverem o prazer de ter um exemplar desses nas mãos.