Início >> Livros >> Noites das mil e uma noites

Noites das mil e uma noites

Livro
60
Avaliação: 
0
Ainda sem votos
Data do debate: 
quinta-feira, 8 de Julho de 2021 - 19:00
Título original: 
Layali alf lela (arabian night and days)
Número de páginas: 
256
Ano da primeira publicação: 
2008
Tags: 
Dezessete contos interligados, em que o grande escritor egípcio recria o mundo de Sherazade num fascinante mosaico de dramas e dilemas com que os personagens de As mil e uma noites jamais sonharam.

Inspirado no clássico As mil e uma noites, o escritor egípcio Naguib Mahfouz utiliza os personagens e a atmosfera mágica da obra-prima da literatura árabe para criar uma fábula moderna.

A ação se desenrola na Idade Média, numa cidade islâmica indeterminada. Mas o leitor ocidental de hoje terá a surpresa de deparar com elementos de seu cotidiano: uma sociedade infestada pela corrupção e pela inquietação social, com um chefe de polícia febrilmente ativo diante das ações clandestinas de seitas religiosas decididas a derrubar o regime. Ao mesmo tempo, tal como em As mil e uma noites, gênios ainda saem de garrafas abertas por indivíduos ingênuos e transformam suas vidas de muitas maneiras, inclusive para pior.

Neste livro, o talentoso contador de histórias Mahfouz faz uma crítica convincente da sociedade em que viveu – as seitas religiosas que descreve lembram os atuais movimentos fundamentalistas islâmicos –, além de oferecer ao leitor um romance tão encantador e multicolorido quanto a obra que o inspirou.